Treetop Walk Serralves considerado um dos projetos mais relevantes 2020

Treetop

A revista Architectural Record, a mais antiga magazine americana de arquitetura e design, destacou o Treetop Walk, do Parque de Serralves, como um dos mais relevantes projetos paisagísticos do mundo em 2020.

Fundada em 1891, a Architectural Record apresenta mensalmente artigos sobre obras e intervenções arquitetónicas que marcam a arquitetura e a paisagem global, sendo considerada a maior referência no registo da da arquitetura nos últimos 125 anos.

Todos os anos, os seus editores destacam projetos dos cinco continentes. O Treetop Walk, a par com outros sete projetos, foi uma das referências de 2020.

Num artigo acompanhado pelas imagens do fotógrafo Fernando Guerra, que destacam o diálogo entre o Treetop Walk e a paisagem arborizada do Parque de Serralves, Carlos Castanheira, o arquiteto responsável por este projeto, refere que “A ideia já estava no local. Só precisava de a encontrar”.

Da mesma forma, o arquiteto descreve a sua satisfação com esta estrutura elevada, tirando partido da topografia irregular e permitindo ver o chão a partir do alto, como que transmitindo uma sensação de profundidade em vez de altura. “É quase como se fosse a terra que escapa aos nossos pés”, descreve Carlos Castanheira.

Questionado sobre o desafio de construir uma estrutura destas dimensões e complexidade numa zona verde tão densa, Castanheira realça ter sido “uma operação cirúrgica”, não tendo sido derrubadas árvores no local. “Para mim, parece que (…) sempre esteve ali presente. (…) E era essa a intenção”.

Para a Portilame, responsável pela construção desta estrutura, é um orgulho ver que este projeto se destaca também além-fronteiras.

Fonte: Architectural Record

Copyright PORTILAME 2021. Todos os direitos reservados.