Resíduos de madeira dão origem a casa sustentável

Professores assistentes da Faculdade de Arquitetura, Arte e Planeamento da Universidade de Cornell (EUA) transformam resíduos de madeira em material de construção sustentável através de impressão 3D e tecnologia robótica de fabricação.

De um protótipo a realidade, Leslie Lok e Sasa Zivkovic, usaram madeira de Freixo contaminada, tecnologia de impressão 3D e robótica automotiva reaproveitada de forma a criarem um novo caminho para o futuro da construção sustentável, a Ashen Cabin.O foco é dar uma resposta à problemática da Agrilus planipennis, espécie que está a deteriorar árvores de Freixo por toda a América do Norte, desde que foi introduzida no continente, por volta de 2002.

Toda a madeira fruto da infestação desta praga, era considerada inapta para construções devido às suas geométricas irregulares. A robótica e a impressora 3D foram os aliados da equipa de Cornell, que viu nesta madeira antes desperdiçada o material perfeito para o seu novo projeto.O braço robótico usado foi encontrado o eBay e a equipa do Laboratório de Construção Robótica em Cornell reprogramou-o de forma a serrar e moldar a madeira irregular para ser utilizada no design e estrutura do projeto.

A impressora 3D foi usada na aplicação do cimento, de forma a que fosse usado o mínimo em toda a construção. Desta forma, foi possível existir poupança do material e do ambiente, resultado da diminuição significativa da pegada de CO2 na construção de cimento.

“Acreditamos que este protótipo oferece uma nova forma de pensar sobre o futuro da construção de casas”, diz Lok. “A cabana é uma combinação da nossa investigação e pensamento de design em resposta ao estado urgente do nosso ambiente e possíveis modos de intervenção – e, demonstra o nosso uso potencialmente replicável de tecnologias relativamente novas que nos permitem avançar tanto na inovação formal como tecnológica na categoria de arquitetura”.

Fonte: Archello

Últimas notícias

PORTILAME S.A.
Zona Industrial de Neiva, 2ª Fase
4935-232 Neiva
Viana do Castelo 

*Chamada para a rede fixa nacional

*Chamada para a rede fixa nacional

Copyright PORTILAME – 2024 .Todos os direitos reservados.

Wood is what we breathe

PORTILAME S.A.
Zona Industrial de Neiva, 2ª Fase
4935-232 Neiva
Viana do Castelo

*Chamada para a rede fixa nacional

*Chamada para a rede fixa nacional