Minante: Criatividade e Construção em Madeira às Margens do Rio Neiva

PROJETO_MINANTE

No passado dia 3 de dezembro, a zona do Minante, Rio Neiva, foi palco de um evento extraordinário que uniu a comunidade em torno da auto-construção em madeira.
A PORTILAME e o Colectivo Febre juntaram-se ao NICE – Núcleo Intervenção Cultural de Esposende, na oficina colaborativa do Projeto Minante, uma iniciativa promovida pela Rio Neiva – Associação Defesa do Ambiente.

A atividade, que decorreu durante a tarde, juntou a comunidade em torno de um objetivo comum, refletindo de forma colaborativa sobre o local e imaginando como podemos vivê-lo de uma forma mais significativa. Mais do que uma oficina sobre técnicas de construção em madeira, foi uma viagem de descoberta, onde os participantes mergulharam na identidade e nas histórias da zona do Minante.

Com a orientação do Colectivo Febre, mais de trinta pessoas tiveram a oportunidade de criar protótipos escultóricos que agora se integram harmoniosamente na paisagem das margens do rio Neiva.

A colaboração da PORTILAME, a par do fornecimento da matéria-prima utilizada na atividade, é o início de uma parceria com a Rio Neiva – Associação Defesa do Ambiente. Já em janeiro de 2024, o Colectivo Febre fará uma residência artística na fábrica da PORTILAME em Neiva, Viana do Castelo, consolidando assim a ligação entre a arte, a comunidade e o saber fazer da madeira.

Este evento não foi apenas uma oficina de construção em madeira, foi um passo significativo na co-criação do espaço público, onde a comunidade, a arte e a natureza se fundiram harmoniosamente. O Projeto Minante continuará a prototipar experiências naturais e culturais, deixando um impacto duradouro nas margens do rio Neiva.

O Projeto Minante é promovido pela Rio Neiva – Associação Defesa do Ambiente, em parceria com o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória – FLUP – Faculdade de Letras U.Porto, Município de Esposende e a Câmara Municipal de Viana do Castelo. Conta com o apoio das Juntas de Freguesia de São Romão do Neiva e de S.P. de Antas, como parceiros associados. Financiado pela EIT – European Institute of Innovation and Technology / European Commission, inserido no programa New European Bauhaus: beautiful, sustainable, together.

Últimas notícias

PORTILAME S.A.
Zona Industrial de Neiva, 2ª Fase
4935-232 Neiva
Viana do Castelo 

*Chamada para a rede fixa nacional

*Chamada para a rede fixa nacional

Copyright PORTILAME – 2024 .Todos os direitos reservados.

Wood is what we breathe

PORTILAME S.A.
Zona Industrial de Neiva, 2ª Fase
4935-232 Neiva
Viana do Castelo

*Chamada para a rede fixa nacional

*Chamada para a rede fixa nacional